Highslide for Wordpress Plugin

Nova Exortação Apostólica: “Gaudete et Exultate”

Foto: Imagem Internet

O Papa Francisco lançou uma nova Exortação Apostólica tratando sobre a santidade e os desafios de sermos santos no mundo contemporâneo. O Santo Padre nos aponta um chamado que é para todos, nos apresentando que todos somos vocacionados à santidade, sendo possível para cada um, pois esta é uma vocação universal.

Ele inicia seu documento tratando sobre a alegria, nos dizendo que santo é aquele que “é capaz de viver com alegria e senso de humor”, mediante as vicissitudes da vida. O Santo Padre nos alerta que santo também é aquele que sabe “comover-se e mover-se para ajudar os miseráveis e curar as misérias”.

O título desta nova Exortação Apostólica: “Alegrai-vos e Exultai” nos recorda as palavras de Jesus Cristo, dirigidas aos que são perseguidos e humilhados por causa d’Ele, lembrando-nos que o chamado a santidade é um convite a “nível universal”, ou seja, para todas as pessoas. O documento é dividido em 5 capítulos e 177 parágrafos, não sendo ele um tratado, mas um convite a este chamado divino.

O Santo Padre nos diz que a santidade a que Deus nos chama, irá crescendo com “pequenos gestos” cotidianos, tantas vezes testemunhados por “aqueles que vivem próximos de nós”. Baseado no “sermão da montanha” feito por Jesus, o Papa Francisco nos apresenta 8 caminhos para alcançarmos a santidade, afirmando que para sermos santos é necessário “vivermos Deus por meio do amor aos últimos”.

O documento encerra-se com um pedido do Papa a todos nós, que possamos ter “discernimento”, pois vivemos numa época em que nos é oferecido enormes possibilidades de ação e distração, não nos deixando espaço para ouvirmos o ressoar da voz de Deus. O discernimento é necessário para “reconhecermos como podemos cumprir melhor a missão que nos foi confiada no Batismo”.

 Seminarista Thiago Jordão

Fonte: BIO - Boletim Informativo de Osasco