Highslide for Wordpress Plugin

Diocese de Osasco

Últimas Notícias

BIO, Destaques, Diocesanas, Notícias › 19/09/2019

Mês da Bíblia: a importância de meditarmos a Palavra de Deus no cotidiano

Foto: Iolanda Cavalcante / Pascom Diocesana

Chegamos ao mês de setembro e somos convidados a redescobrir a beleza de meditarmos a Palavra de Deus no nosso cotidiano, como exortou o Papa Francisco em outubro de 2014, durante a abertura do Sínodo Extraordinário da Família, no Vaticano: “a Bíblia não é para ser colocada em um suporte, mas para estar à mão, para lê-la frequentemente, cada dia, seja individualmente ou juntos, marido e mulher, pais e filhos, talvez de noite, especialmente no domingo”.

O mês da Bíblia teve início em 1971, por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte / MG. Foi levado adiante com a colaboração do Serviço de Animação Bíblica da Congregação das Paulinas (SAB). Posteriormente, foi assumido pela Conferência dos Bispos do Brasil – CNBB e estendeu-se ao âmbito nacional.

A escolha do mês de setembro para dedicar-se à Bíblia deve-se ao fato de no dia 30 de setembro ser comemorado o dia de São Jerônimo, o qual traduziu a Bíblia dos originais (hebraico, grego e alguns trechos em aramaico) para o latim.

Este mês dedicado à Bíblia tem como objetivo: contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia na ação evangelizadora da Igreja no Brasil; criar subsídios bíblicos nas diferentes formas de comunicação; facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades.

Onde está a Bíblia em sua casa? Não podemos usar a Sagrada Escritura como um mero objeto de decoração ou deixá-la esquecida em meio a tantos outros livros. Mais do que ler, somos convidados a experimentarmos e vivermos a Palavra de Deus.

 

Padre Ricardo Rodrigues dos Santos

Assessor da PASCOM Diocesana

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X