Highslide for Wordpress Plugin

Diocese de Osasco

Últimas Notícias

BIO, Destaques, Diocesanas, Notícias › 19/12/2019

Em destaque: Paróquia Nossa Senhora do Carmo e São Cristóvão

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo e São Cristóvão pertence a Região Pastoral Cotia, cuja matriz se situa no bairro Carmo Messias em Ibiúna – SP. Foi elevada a paróquia no dia 16 de março de 2010 por nosso bispo Emérito Dom Ercílio Turco, sendo o primeiro pároco Pe. Paulo Pimentel (03/2010 – 02/2012).

Esta paróquia foi desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Caucaia do Alto. Ela possui nove comunidades: a Matriz Nossa Senhora do Carmo (Bairro Carmo Messias), Nossa Senhora Aparecida (Bairro dos Ribeiros), Nossa Senhora do Monte Serrate (Bairro dos Mendes), Nossa Senhora das Graças (Bairro da Cachoeira), Santa Luzia (Bairro da Campininha), São Judas Tadeu (Bairro da Barra), Menino Jesus (Bairro dos Rodrigues), São Benedito (Bairro da Capelinha) e Santa Cruz (Bairro dos Grilos). 

Seis destas comunidades fazem parte do município de Ibiúna (Carmo Messias, Ribeiros, Barra, Campininha, Rodrigues e Grilos). E três pertencem ao município de Cotia (Mendes, Cachoeira, Capelinha).     Além delas, foi pensada em uma comunidade de Nossa Senhora Imaculada Conceição no Bairro dos Pires, na fundação da paróquia.

A paróquia está inserida na divisa entre Ibiúna e Cotia, dentre as comunidades maior parte delas no âmbito rural composta por igrejas pequenas e formosas. Com um povo assíduo e fervoroso testemunham a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo contribuindo para com a evangelização.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo e São Cristóvão foi construída em 1976 por iniciativas do povo de Deus, acompanhados pelos padres que atendiam a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Caucaia do Alto.

Padre Paulo Mercieca (03/2012 – 09/2019) foi o segundo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e São Cristóvão, depois de ter sido pároco na Paróquia São José em Mairinque por treze anos. Ficou pároco nesta paróquia até setembro de 2019, quando assumiu nova missão na Paróquia Santa Cruz no bairro Piaí, em Ibiúna – SP. 

Com a transferência do Pe. Paulo Mercieca a paróquia ficou vacante, e nosso bispo Dom João Bosco Barbosa de Sousa nomeou um administrador paroquial para dar continuidade aos trabalhos de evangelização, Padre Marcelo Pereira da Silva (pároco da Paróquia São Pio X – Bairro do Atalaia – Cotia – SP) e coordenador da Região Pastoral Cotia, que assumiu os trabalhos juntamente com o Diácono José Cosme de Lima. A missa de acolhida aconteceu em 13 de setembro de 2019. Padre Marcelo acompanhou a vida pastoral e administrativa da paróquia até nomeação do novo pároco Pe. Sebastião Correia, que tomou posse no dia 14/11. 

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo e São Cristóvão conta com várias pastorais, movimentos e associações, membros ativos e perseverantes que contribuem muito para edificação do Reino de Deus, testemunhando a Cristo Jesus, sendo sinais visíveis do rosto misericordioso de Deus em meio ao mundo. Somos “Batizados e enviados, uma Igreja em missão no mundo”, uma igreja peregrina, por sua natureza missionária. 

Padre Carlos Augusto de Andrade

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X