Highslide for Wordpress Plugin

Diocese de Osasco

Últimas Notícias

BIO, Destaques, Diocesanas, Notícias › 14/10/2019

Em destaque: Paróquia Espírito Santo

Crédito: Pascom Espírito Santo

 

A paróquia é composta por três comunidades: Matriz Espírito Santo, Nossa Senhora de Fátima e Cristo Ressuscitado (Vila Yolanda). A devoção e a piedade do povo são nítidas.

Em 07/07/1960 foi lançado o cruzeiro da futura Igreja do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida do Jardim das Flores, situada a Avenida Horácio Lafer, 986 – Jardim das Flores – Osasco – SP.

Em 09/09/1963 foi inaugurada a igreja com uma procissão com muitas pessoas acompanhando e todas foram recebidas pelo Padre Ângelo Brando. Até a data de 19/09/1971 essa igreja fazia parte da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, situada em Quitaúna. A comunidade Espírito Santo foi elevada paróquia em 20/09/1971. O decreto de ereção canônica da Paróquia Espírito Santo foi assinado nessa data pelo Arcebispo Metropolitano Dom Paulo Evaristo Arns e o Chanceler Padre Hugo. Tendo como seu primeiro Pároco Padre Angelo Mazzarotto, CP, tomando posse 26/09/1971, houve grande alegria entre o povo de Deus.

A primeira missa para recebimento da primeira comunhão se deu em 26/12/1971 na capela de Nossa Senhora de Fátima, onde 18 crianças receberam o sacramento. A primeira missa do sacramento do Crisma se deu em 26/12/1971. O celebrante foi o vigário Episcopal da Região Oeste Monsenhor Rafael Busato, CP., 36 adultos receberam o sacramento do Crisma.

Em 08/08/1972 foram recebidas na paróquia as Irmãs do Instituto Serviam para trabalharem conosco, as primeiras a estarem em nossa paróquia foram as irmãs Gabriela e Luisa. As irmãs contribuíram para formação dos leigos e na catequese. Em 03/12/1972, 47 crianças receberam a primeira Eucaristia na Igreja Matriz Espírito Santo.

A capela Nossa Senhora de Fátima foi inaugurada após a sua reforma em 13/05/1979 com a missa presidida pelo Bispo da Região Episcopal Oeste II D. Francisco Manuel Vieira. Dias de festas na comunidade Nossa Senhora de Fátima – Jardim California, pois a comunidade celebrava sua fé numa igreja toda feita em madeira, depois da reforma foi edificada uma igreja em alvenaria, hoje a mesma se encontra em processo de nova revitalização e reformas para melhor receber o povo de Deus.

 

Os párocos – “homens segundo o coração do Cristo”

1º Pároco – Padre Angelo Mazzarotto, CP – (1971 a 1981).
2º Pároco – Padre Martinho Beckers, CP – (1981 a fev/1983).
3º Pároco – Padre Milton Valentim Gasparin (fev/1983 a dez/1983).
4º Pároco – Padre Bernard Leo Dolan (1984 a 1988).
5º Pároco – Padre Paulo Ferreira Pimentel (1988 a 1997).
6º Pároco – Padre Vicente Dândalo, CP. (1997 a 2003).
Administrador Paroquial – Padre Odair José Rodrigues (2003 a 2004).
7º Pároco – Padre Arnaldo Balbino dos Santos (2004 a 2014).
8º Pároco – Padre Vagner João Pacheco de Moraes (2014 a atualidade).
Padre Roberto Pantoja Medina, MSpS (atual vigário paroquial).

Ao longo do ano litúrgico, desenvolve vários atos de piedades como Novena de Nossa Senhora Aparecida, Novena Santa Filomena, Cerco de Jericó, Novena ao Arcanjo São Miguel, entre os diversos trabalhos promovidos para evangelização das pastorais, movimentos e associações, trabalhos visíveis na paróquia tendo uma catequese embasada, pastoral familiar bem estruturada, terço dos homens atuante, pastoral da comunicação bem preparada dentre outros movimentos e associações que colaboram para evangelização e santificação de toda sociedade ao entorno das comunidades paroquiais.

Ao longo da sua história a Paróquia Espírito Santo fez brotar vários padres e várias vocações religiosas para Igreja particular de Osasco, fruto da oração e comprometimento com Jesus Cristo e sua Igreja. A paróquia se destaca pelas grandiosas festas na qual os paroquianos e amigos se confraternizam e colaboram com a evangelização, como: a Festa do Milho, festas temáticas, festas dos padroeiros, encontros que fomentam a unidade e a fraternidade das comunidades, criando vínculos e consciência do “Ser” Igreja, uma compreensão de paróquia, ambos contribuíem para o projeto salvífico de Deus.

Sua história é permeada de muitas lutas, vitórias e amor a Jesus Cristo. Hoje o pároco atual e o vigário trazem muito incentivo e força para que sigam em frente todos os dias nos caminhos de Cristo. Várias pastorais foram criadas, outras reformuladas e os trabalhos continuam seguindo aquilo que o Santo Espírito conduz da maneira que Ele deseja.

Assim, a Paróquia Espírito Santo vai se preparando para celebrar seus 50 anos em 2021, fazendo memórias, fazendo histórias, olhando para futuro que nos é reservado por Deus, colaborado com plano de amor de Deus para com a humanidade.

 

Diácono Carlos Augusto de Andrade

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X