Highslide for Wordpress Plugin

É hora de viver o Evangelho na prática, diz o Santo Padre

Foto: Facebook Amigos de Irak

Refugiados

O Santo Padre convoca a todos acolher os refugiados e pôr em prática a misericórdia.

Diante de uma das maiores crises humanitárias do nosso tempo, o Papa Francisco que, desde o início do seu pontificado, vem se manifestando, profeticamente, com relação ao que ele chama de “globalização da indiferença”, no último domingo, 6 de setembro, convocou a todos, cristãos ou não, a abrir espaço para as famílias que são forçadas a sair de seus lares, principalmente por motivos de guerra e outras violências.

São milhares que chegam nos países da Europa, fugindo de grupos extremistas, da dor e da fome. Muitos encontram portas fechadas, humilhação e morte, em vez de acolhida e vida digna. O assunto é complexo e não tem soluções imediatas, mas é preciso começar a pensar nisso com coragem e agir com amor e partilha.

Não é um problema recente e nem é só da Europa. Também em nosso meio encontramos imigrantes forçados, vivendo em situação degradante, desamparados pela lei, explorados pelos próprios irmãos, expostos com suas famílias, a todo tipo de insegurança e sofrimento. Em breve estaremos iniciando o Ano Santo extraordinário, proposto pelo Papa Francisco, e que tem como tema a Misericórdia. É hora de viver o Evangelho na prática, diz o Santo Padre.

O que este momento diz a nós, às nossas comunidades, à nossa diocese? Vamos rezar e pedir a Deus que ilumine o nosso coração e mova as nossas mãos para uma ação misericordiosa e generosa.

 

Dom João Bosco, ofm